A pandemia de Coronavirus (Covid-19) continua representando um risco significativo para a população em todo o mundo com o surgimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2. Além disso, houve relatos de ossificações heterotópicas não genéticas desenvolvidas em pacientes infetados com COVID-19 que não tem FOP. O Conselho Cínico Internacional (ICC) recomenda que as pessoas afetadas por FOP continuem mantendo medidas de precaução estritas para prevenir a infecção do SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença de COVID-19. O ICC está atualizando as recomendações realizadas em dezembro de 2020. Este documento tem foco em recomendações sobre vacinação contra o COVID-19.

As recomendações mudam rapidamente, são específicas de cada país e estão baseadas na disponibilidade de vacinas para o COVID-19.

- Novo! Por enquanto, o ICC não está em condições de fazer recomendações a favor ou contra a vacinação dos pacientes com FOP.

- Novo! A decisão de tomar vacina é estritamente pessoal, deve estar baseada no balanço de riscos e benefícios e deve ser discutida com as equipes médicas de cada paciente.

- Novo! Os efeitos colaterais mais comuns das vacinas em pessoas que não tem FOP são: febre, calafrios, dores musculares e fadiga. Houve informes de reações alérgicas e de anafilaxia. No entanto, há muitas pessoas que toleram bem as vacinas.

- Novo! Para pacientes com FOP, a consideração principal é o risco de surtos após injeções intramusculares. Atualmente, o ICC não recomenda a aplicação subcutânea das vacinas contra COVID 19 porque não existem dados sobre segurança e eficácia na utilização desta via. As injeções intramusculares de algumas vacinas (não COVID) foram associadas com um incremento do risco de surtos e ossificações heterotópicas. Por exemplo, a vacina DTP está associada em um 27% com ossificação heterotópica em crianças (Lanchoney et al., 1995). Os mecanismos específicos e a incidência destes efeitos são desconhecidos.

- Novo! Desde que é muito pouco o conhecido sobre COVID nos pacientes com FOP, por favor considere fazer parte do estudo clínico observacional para pacientes que tenham sido expostos ou diagnosticados com COVID, e para quem estiver considerando a aplicação da vacina contra COVID. Este estudo é conduzido pelo Dr. Edward Hsiao da Universidade de Califórnia, San Francisco. Envie um e-mail para edward.hsiao@ucsf.edu se estiver interessado em saber mais.

- Novo! Se você decide tomar a vacina contra o COVID, recomendamos:

  • Discuta seus planos com o seu médico. Reveja qualquer alergia potencial ou reações anteriores como anafilaxia, que deveria considerar antes de se vacinar.
  • Tome a vacina pela via e na dose recomendada (intramuscular para as vacinas atualmente disponíveis). A segurança e eficácia da aplicação de uma vacina intramuscular pela via subcutânea são desconhecidas, e poderiam causar uma resposta inflamatória mais exagerada, pelo que, atualmente não está recomendada.
  • Se for possível, tome a vacina em um local que já se encontre bloqueado (sem movimento), visto que todas as vacinas podem provocar reações no local da aplicação (dor de braço e inflamação). Por exemplo se seu quadril esquerdo ou ombro direito se encontram bloqueados, poderia utilizar-se a musculatura ao redor dessa área para a aplicação.
  • Você deveria estar sem surtos pelo menos desde 2 semanas antes de receber a vacina.
  • Receba a aplicação da vacina de parte de um médico ou enfermeiro experiente
  • Use a agulha mais curta disponível (isto varia conforme o local). O médico deve estar ciente de que os pacientes com FOP podem ter ossificação heterotópica oculta e que o músculo poderá estar minguado no local da injeção. Se possível, evite a injeção perto de ossificação heterotópica existente.
  • Antes da aplicação da vacina, tenha ibuprofeno ou paracetamol a mão. Tenha a mão também prednisona, para usar em caso de surto.
  • Tenha certeza de que seu médico esteja familiarizado com o Guia de Tratamentos do ICC, especialmente no que diz respeito à vacinação e a manejos de surtos. Guidelines-International Clinical COuncil (ICC) on Fibrodysplasia Ossificans Progressiva (FOP) http://www.iccfop.org/dvlp/wp-content/uploads/2021/04/GUIDELINES-Apr-2021.pdf (iccfop.org). Notifique seu médico sobre seu plano de vacinação e sobre a data.
  • NO DIA DA VACINAÇÃO:
    • Sua equipe médica local poderá não permitir que você tome ibuprofeno ou paracetamol antes da injeção (isto porque eles podem querer detectar sintomas de COVID antes da vacinação)
    • Logo após de receber a injeção, deveria haver um breve período de observação.
    • Depois de concluído esse período, tome ibuprofeno (2 a 3 vezes por dia) ou paracetamol. (2 a 3 vezes por dia) seguindo as instruções da bula pelas seguintes 48 horas, independentemente de ter ou não sintomas.
    • Descanse e mantenha-se hidratado.
    • Diante da eventualidade de um surto, contate seu médico para instruções. Você poderá requerer um curso breve de prednisona, mas isto deve ser avaliado junto com os efeitos imunossupressores dos esteroides. A dose usual de prednisona para surtos é de 2mg/kg/ dia até 100mg, durante 4 dias; seu médico poderá recomendar que comece com uma dose menor, dependendo dos seus sintomas.
    • Ainda que receba a vacina, deverá continuar com a distanciamento social, com o uso de máscaras e com a apropriada lavagem de mãos.
O ICC não pode garantir que estes passos funcionem para prevenir complicações. Todas as medicações e tratamento tem riscos, pelo que é importante discutir sua situação específica com seu médico sobre a decisão ou não de se vacinar.

- Complete o regime total de vacinação recomendado (por exemplo, ambas as doses se a vacina recomendar 2 doses).

- Discuta com seu médico se você deveria receber reforço em caso de ser necessário, por exemplo para cobrir as variantes locais. Esta é uma área de pesquisa ativa que terá que ser atualizada.

Novo! Como mudam as coisas com o desenvolvimento de vacinas?

- Desenvolvimentos recentes nas vacinas aportam boas expectativas de longo prazo. No entanto, o impacto da vacinação na pandemia levará algum tempo em se manifestar. Vários tipos de vacinas estão sendo testados e novas variantes do vírus SARS-CoV2 estão surgindo, por tanto, este é um campo que muda rapidamente.

- As vacinas atuais não estão aprovadas para crianças, nem para ser aplicadas por via subcutânea. Isto está sendo estudado ativamente e as orientações serão adicionadas ao guia quando a informação estiver disponível.

- A duração da imunidade que conferem as vacinas é desconhecida.

- Por enquanto, o ICC não recomenda a vacinação em crianças, dada a ausência de dados de segurança e eficácia.

- Atualmente, o ICC não pode dar recomendações a favor ou contra a vacinação de adultos com FOP. Os riscos e benefícios específicos devem ser discutidos com seu médico.

- O ICC recomenda que os membros da família e os cuidadores de uma pessoa com FOP recebam a vacina para o COVID-19, se estiver disponível para eles.

- As vacinas podem tomar 2 ou mais semanas para mostrar eficácia, por tanto a proteção não é imediata após a vacinação. Além disso, as vacinas não conferem imunidade absoluta ao vírus SARSCiV-2 e poderiam não ser eficazes para todas as formas do vírus SARS-CoV-2. Qualquer pessoa que receber a vacina deverá continuar utilizando máscaras, manter a higiene de mãos e a distância física.

- Esta informação está evoluindo rapidamente. Por favor, discuta com seus médicos locais sobre os benefícios e riscos das vacinas aprovadas localmente.

- É muito importante manter a distância social e usar máscaras diante das pessoas fora de seu lar.

- Atualizações adicionais serão compartilhadas quando nova informação estiver disponível.